quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Curiosidade sobre o PET

O PET, o plástico mais utilizado para fabricação de garrafas, foi descoberto pelos químicos britânicos Rex Whinfield e James Dickson depois da Segunda Guerra Mundial, no ano de 1941. Mas além de ser usado na fabricação de garrafas ele também é utilizado na fabricação de alguns tecidos. O PET, ou politereftalato de etileno, tem função química orgânica éster e tem a seguinte fórmula:


Na década de 1990, surgiu um problema ambiental grave: muitas garrafas PETs estavam sendo descartadas e parando no meio ambiente, sendo que este material pode se manter na natureza por centenas de anos. Por isso a importância da reciclagem do PET é essencial, e o ponto positivo desse plástico é justamente a capacidade de ser reprocessado diversas vezes. A reciclagem além de beneficiar o meio ambiente, ela gera empregos nas cooperativas de catadores e também nas empresas que fazem o processo de reciclagem e produção de matéria prima a partir do PET.


O que é pressão?

Para compreender melhor o experimento, deve-se entender o que é pressão. Pressão é a força aplicada sobre um objeto. Por ser algo que pode ser medido, a pressão é considerada uma grandeza. Ela pode ser medida através da razão entre força (F) e a área (A) onde a força é aplicada. Deste modo a equação que representa essa grandeza, dado P=pressão; F=força; A=Área, é:

Outro conceito importante é a pressão atmosférica. Essa é a força que o ar atmosférico exerce sobre a superfície terrestre, em consequência da força gravitacional. Conforme a altitude se eleva a pressão vai diminuindo, assim como a densidade do ar. E é com as mudanças na pressão atmosférica, causadas pela rotação da Terra e o aquecimento da atmosfera pela constante mudança da radiação do Sol, que surgem os ventos.


Questão do ENEM

(ENEM-2013) Para realizar um experimento com uma garrafa PET cheia d'agua, perfurou-se a lateral da garrafa em três posições a diferentes alturas. Com a garrafa tampada, a água não vazou por nenhum dos orifícios, e, com a garrafa destampada, observou-se o escoamento da água conforme ilustrado na figura.

Como a pressão atmosférica interfere no escoamento da água, nas situações com a garrafa tampada e destampada, respectivamente?

a) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

b) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.

c) Impede a entrada de ar, por ser menor que a pressão interna; altera a velocidade de escoamento, que é proporcional à pressão atmosférica na altura do furo.

d) Impede a saída de água, por ser maior que a pressão interna; regula a velocidade de escoamento, que só depende da pressão atmosférica.

e) Impede a saída de água, por ser menor que a pressão interna; não muda a velocidade de escoamento, que só depende da pressão da coluna de água.

Resolução

Com a garrafa tampada a pressão atmosférica é maior que a pressão interior da garrafa, fazendo com que a água da garrafa não vaze. Com a garrafa aberta a pressão da garrafa será a mesma da pressão atmosférica, e somente atuará a pressão da coluna de água formada, resultando no vazamento da água. Sendo assim a resposta é letra a.